Reitor, pró-reitores, diretores e coordenadores assumem novo mandato

posse
Missa realizada na capela São José foi prestigiada
por Dom Tarcísio e concelebrada por sacerdotes

Celebração Eucarística e Sessão Solene marcaram, no dia 18 de dezembro, a recondução do reitor Marcos Medina de Leite e a nomeação de pró-reitores, diretores de unidades universitárias, coordenadores acadêmicos e administrativos da Universidade Católica de Santos, para o quadriênio 2018-2021. Sob a presidência do bispo diocesano de Santos, chanceler da UniSantos e presidente da Sociedade Visconde de São Leopoldo Dom Tarcísio Scaramussa, as cerimônias foram prestigiadas pela comunidade acadêmica e religiosos, na Capela São José e no auditório do Campus Dom Idílio José Soares.

Dom Tarcísio Scaramussa ressaltou o compromisso dos dirigentes da universidade e a dedicação do professor mestre Marcos Medina Leite em atender à realidade que hoje a Universidade pede. “Agradeço muito a todos que estão assumindo essa missão com generosidade.  Tudo isso me dá essa certeza de poder contar com uma comunidade comprometida com a realidade da Universidade Católica e a sua missão”, ressaltou.

posse 5
Reitor e pró-reitores durante o juramento
realizado na celebração

O chanceler ainda destacou que a Universidade deve ser uma comunidade de sentido, identificada com uma missão coerente com a visão de Igreja Católica, que sente que sua missão é evangelizar e levar a todos a boa notícia do Evangelho de Cristo. “É preciso recordar o valor básico da nossa Universidade. O fato de ser católica é o grande diferencial que deve influenciar todos os outros aspectos da universidade”.

posse (3)
Reitor recebe portaria
das mãos do chanceler

GRATIDÃO – Emocionado, o reitor, professor mestre Marcos Medina Leite  agradeceu Dom Tarcísio Scaramussa pela confiança e a todos que trabalham com ele, à família e aos amigos. Ele destacou o discurso do Papa Francisco à comunidade da Universidade Católica Portuguesa, durante visita de uma comitiva ao Vaticano, no dia 26 de outubro do ano passado, por conta dos 50 anos da instituição, lembrando que o texto é próprio para todas as instituições católicas, como o UNISANTOS.  No início do texto, o pontífice ressalta que: “Por natureza e missão, sois universidade, isto é, abraçais o universo do saber no seu significado humano e divino, para garantir aquele olhar de universalidade sem o qual a razão, resignada com modelos parciais, renuncia à sua aspiração mais alta: a de buscar a verdade.

posse 4
Comunidade acadêmica prestigiou evento

O reitor destacou outros trechos do discurso do Papa, como: “É justo que nos interroguemos: Como ajudamos os nossos alunos a não olhar um grau universitário como sinônimo de maior posição, sinônimo de mais dinheiro ou maior prestígio social? Não são sinônimos. Ajudamos a ver esta preparação como sinal de maior responsabilidade perante os problemas de hoje, perante o cuidado do mais pobre, perante o cuidado do meio ambiente? Não basta realizar análises, descrições da realidade; é necessário gerar espaços de verdadeira pesquisa, debates que gerem alternativas para os problemas de hoje. Como é necessário descer ao concreto!”.

posse (2)
Chanceler, reitor e pró-reitores durante cerimônia
de posse realizada no campus Dom Idílio José Soares

REITORIA – Foram nomeados durante a solenidade, como pró-reitores, os seguintes docentes: professora doutora Rosângela Ballego Campanã (Graduação); professora doutora Mariangela Mendes Lomba Pinho (Administrativa); professor mestre, padre Cláudio Scherer da Silva (Pastoral). Foram nomeados os seguintes diretores de unidades universitárias: professora doutora Renata Soares Bonavides (Faculdade de Direito); professor mestre Paulo Roberto Bornsen Vibian (Centro de Ciências da Educação e Comunicação); professora mestre Mônica Lourenço das Neves (Centro de Ciências Sociais e Aplicadas e da Saúde); professor doutor Cléber Ferrão Corrêa (Centro de Ciências Exatas, Arquitetura e Engenharia); e professora doutora Adriana Florentino de Souza (Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas). Coordenadores acadêmicos e administrativos também foram nomeados durante a cerimônia.