Coordenar, em parceria com a Cáritas da Arquidiocese de São Paulo e com a Diocese de Santos, a implantação do Centro de Acolhida para Refugiados. Esta é uma das ações previstas no convênio de parceria que acaba de ser renovado entre a UNISANTOS e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Por meio da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, a Universidade dá continuidade ao seu trabalho de incentivo a estudos e produção de conhecimentos científicos sobre o direito ao refúgio, incluindo a prestação de serviços comunitários aos refugiados.
Assinado, no dia 1º de outubro, pelo reitor, professor mestre Marcos Medina Leite, e pelo representante do ACNUR no Brasil, Andrés Ramirez, o convênio prevê, entre outros, a realização de seminários e programas de capacitação; a concessão de bolsas para refugiados; e o incentivo a pesquisas que envolvam a temática do direito internacional do refugiado, do direito internacional humanitário e dos direitos humanos.
Com a instalação da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, em 2007, a segunda no País, a UNISANTOS passou a integrar a rede latino-americana de instituições que trabalham em prol do Direito Internacional dos Refugiados. Em 2005, a Universidade já estava envolvida com estas questões, pois realizou o seminário 60 anos da ONU. E em 2006, já incluía no currículo do curso de Mestrado em Direito a disciplina Direito Internacional dos Refugiados, hoje também oferecida no programa de Doutorado, juntamente com a disciplina Direito Humanos.