Há 31 anos, a UNISANTOS se tornava a primeira universidade do litoral de SP

12-1- funcionários e professores comemoram reconhecimento
Comunidade acadêmica comemora a conquista da primeira universidade da região

No dia 6 de fevereiro de 1986, a cidade de Santos comemorava a conquista do reconhecimento da primeira universidade do litoral do Estado de São Paulo. Com ampla divulgação da mídia, a solenidade de homologação do parecer de aprovação do processo 3924/76, pelo então ministro Marco Antônio Maciel, realizada em Brasília, contou com a presença de dezenas de autoridades do País.

Participaram do ato de assinatura os então dirigentes da mantenedora, a Sociedade Visconde de São Leopoldo; o secretário de Ensino Superior do MEC, Gamaliel Herval; o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, José Raymundo Martins Romeo; o secretário da CNBB, dom Luciano Mendes de Almeida; o bispo de Anápolis, dom Manoel Pestana Filho; além de inúmeros reitores ligados à Associação Brasileira de Escolas Superiores Católicas – ABESC, entidade então presidida pelo futuro reitor da UNISANTOS, padre Waldemar Valle Martins, falecido em 10 de maio de 2004.

APROVAÇÃO – A aprovação do reconhecimento, no mesmo ano, em 28 de janeiro, repercutiu no Jornal A Tribuna, no dia 29, com comentários de autoridades locais, como o de Osvaldo Justo, então prefeito de Santos: “Finalmente, fizeram justiça com a nossa Cidade. Vejo coroado o trabalho de tantos, durante o espaço de 10 anos. Vejo coroado também o trabalho de Dom David, por este pedestal mais alto de cultura que conquistamos agora. Como prefeito, vejo que a minha Cidade se enriquece e se engrandece”.

INÍCIO – A história da Universidade Católica de Santos teve início em 28 de agosto de 1951, quando foi fundada a Sociedade Visconde de São Leopoldo (SVSL). A criação foi uma ideia de Dom Idílio José Soares (terceiro bispo de Santos -1943/1966) que liderou um grupo de 14 pessoas em reunião realizada na Rua Euclides da Cunha, 241, mesmo prédio em que hoje está instalada sua sede administrativa e que, naquela época era a residência episcopal, denominada Palácio Episcopal São José.