Formadas em Jornalismo pela UNISANTOS, Adriana Carranca e Helena Gomes estão entre os finalistas do 58º Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Adriana concorre com a obra “Malala – A Menina que queria ir para a Escola”, na categoria infantil, e Helena, com o livro “Contos Mouriscos – A Magia do Oriente nas Histórias Portuguesas”, na categoria Adaptação. Elas estão entre mais de 2.400 autores inscritos no prêmio, um dos mais prestigiados do País.
Colunista dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo e repórter, além de colaborar com publicações internacionais, Adriana Carranca escreve principalmente sobre conflitos, tolerância religiosa e direitos humanos, com olhar especial sobre a condição das mulheres. Autora de “O Irã sob o Chador”, “Endereços curiosos de Nova York” e “O Afeganistão depois do Talibã”, concorre ao Jabuti com o seu primeiro livro-reportagem para crianças, que conta a história de uma menina pobre, nascida nas montanhas do Paquistão e que se tornou uma importante figura mundial.
Professora, além de preparadora de textos e escritora que já teve duas indicações ao Prêmio Jabuti, Helena Gomes divide a autoria de sua obra com Suzana Ventura. Com mais de 30 livros publicados nas áreas de Literatura Fantástica, Infantil, Juvenil e Jovens Leitores, sua obra que concorre ao prêmio nesta edição trata de histórias contadas e recontadas em contos portugueses que tem a presença do Oriente nestas histórias.
PRÊMIO – A segunda fase do prêmio será realizada no dia 11 de novembro, quando haverá atribuição de nota, classificando as três obras que receberem a maior pontuação, nas respectivas categorias. Os vencedores serão conhecidos em cerimônia de entrega que acontecerá no auditório do Ibirapuera, em São Paulo.