Formado em Ciência da Computação conquista prêmio com tese de doutorado

thiago-ferreira
Thiago Ferreira Covões

Formado pelo curso de Ciência da Computação da UNISANTOS, Thiago Ferreira Covões, que é mestre e doutor em Ciências da Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP de São Carlos, conquistou o título de melhor tese de doutorado no Concurso de Teses e Dissertações do 12º Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional, realizado em Curitiba.

A premiação foi conquistada com a pesquisa “Algoritmos evolutivos para modelos de mistura de gaussianas em problemas com e sem restrições”. O estudo utiliza técnicas de agrupamento de dados que podem ser empregados em diversas situações, como, por exemplo, facilitar a separação e classificação de clientes em uma loja ou de pacientes diagnosticados com uma doença em uma clínica médica ou um hospital.

FORMAÇÃO – Atualmente realizando pós-doutorado na USP, em Ribeirão Preto, também na área de inteligência computacional, Thiago conta que a graduação na UNISANTOS proporcionou toda sua base de conhecimento, além de o ter motivado a investir na carreira de pesquisador. “Realizei Iniciação Científica (na UNISANTOS) e pude aprender muito sobre pesquisa. A Iniciação Científica é extremamente importante por estimular o senso crítico e amadurecer no aluno a importância da metodologia científica”, comenta Thiago.

Thiago também destaca a qualidade do corpo docente e do conjunto de disciplinas, além de valorizar a participação da Universidade em eventos. “O curso possui uma ótima grade curricular e outro ponto positivo é a participação recorrente na Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação e na Maratona Santo Scuderi, que são ótimas oportunidades para os alunos aperfeiçoarem seu aprendizado”, conclui.