Projeto de extensão na área ambiental é contemplado com recursos do MEC

vila-gilda
Bairro da Vila Gilda possui casas de palafitas

Cidadania ilumina a vida – Projeto socioeducativo de consumo racional de recursos não renováveis. Este é o título do projeto da UNISANTOS aprovado e contemplado com recursos do Programa de Apoio à Extensão Universitária (Proext 2016) do Ministério da Educação. A participação da Universidade no programa só é possível por conta da sua qualificação como Instituição Comunitária de Educação Superior, ou seja, pública não-estatal, uma vez que ele é voltado para instituições federais, estaduais e municipais.

O objetivo é realizar um processo educativo com os moradores do Dique da Vila Gilda, na Zona Noroeste, em Santos, em relação ao uso ineficiente de energia elétrica, por conta de imóveis sem o fornecimento regular, e promover a consciência ambiental.

Sob a coordenação da professora doutora Maria Aparecida dos Santos Accioly, o projeto, que tem parceria da CPFL Piratininga e Prefeitura de Santos, está ligado ao Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Eficiência Energética e Energias Alternativas, que tem como um dos líderes o professor mestre Antonio Carlos dos Santos Baltazar.  Participam da equipe docentes dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Psicologia, Serviço Social, Relações Públicas e Direito. Também irão integrar o grupo, 10 alunos dos cursos de graduação envolvidos.

Proext – Entre os objetivos do Programa de Apoio à Extensão Universitária está o de estimular o desenvolvimento social e o espírito crítico dos estudantes, bem como a atuação profissional pautada na cidadania e na função social da educação superior. Ele é um instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na formação dos alunos e na inclusão social nas suas mais diversas dimensões, visando aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das Instituições Federais, Estaduais e Municipais e Comunitárias de Educação Superior.