Alunos e docentes do Parfor lançam a obra “Crônicas Pedagógicas”

parfor
Alunas-autoras do Parfor comemoram lançamento do livro

“De tudo quanto se escreve, agrada-me apenas o que alguém escreve com o próprio sangue. Escreve com sangue e aprenderás que sangue é espírito”. A frase do filósofo Friedrich Nietzsche foi lembrada pela professora mestre Rosana Aparecida Ferreira Pontes, durante o lançamento da obra “Crônicas Pedagógicas: escrita reflexiva de professores”, no dia 14 de maio, para sintetizar o esforço e o valor da publicação que traz a produção textual dos alunos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), desenvolvido em parceria com a UNISANTOS. Idealizadora do blog “Crônicas Pedagógicas Parfor”, que deu origem à publicação, que tem o selo da Editora Universitária Leopoldianum, a docente, emocionada, disse que era um momento muito especial. “Escrevemos este livro com o nosso próprio sangue”.

A professora Rosana Pontes explicou que a produção científica teve início em 2010 e foi tomando forma de um instrumento pedagógico de formação. As primeiras crônicas dos alunos do curso de Pedagogia foram espontâneas e, posteriormente trabalhadas em eixos, que resultaram, em seis para a publicação: Das expectativas iniciais: o sonho da graduação; Dos dilemas e desafios da formação; Das vivências formativas; Ser professor (a) na educação infantil; Do reconhecimento da autoria pedagógica em construção; e Da (auto) avaliação do processo de formação.

Parfor2
Professoras que produziram as análises prestigiaram lançamento do livro

Além das crônicas dos alunos, o livro é composto pelas análises de cunho analítico e teórico das produções, realizadas pelos pesquisadores e professores do grupo de pesquisa Parfor. Organizado pelas professoras doutoras Maria Angélica Rodrigues Martins e Maria de Fátima Barbosa Abdalla, e a professora mestre Rosana Aparecida Ferreira Pontes, que também analisaram textos, ele conta com o trabalho das seguintes professoras: Marli dos Reis dos Santos, Mary Francisca do Careno, Cristina Pereira Carvalho, Leide Patrício Monteiro, Sheila Gomes de Melo, Thaís Moura de Oliveira Salgado, Andréa Gaspar Ferreira, Rita Maria Gonçalves, Denise Aparecida Borba, Therezinha de Souza Pacheco e Fabiana Golz Ribeiro Pereira.

A professora Maria Angélica Martins explicou que a obra também conta com a leitura das crônicas pelo programa (software) Alceste, de análise quantitativa de dados textuais. O objetivo foi examinar o que poderia emergir ou ser reforçado em termos de representações do processo formativo e se elas apontam avanços do grupo em direção à afirmação de profissionalidade docente com potencial ao enfrentamento dos desafios e dilemas cotidianos vividos nas escolas e redes de ensino.

O evento contou com a presença da secretária de Educação de Santos, Venúzia Fernandes do Nascimento, do diretor do Centro de Ciências da Educação e Comunicação, professor mestre Fábio Cardoso Maimone, a coordenadora do curso de Pedagogia, professora mestre Marli Saba Moreira,  professores e alunos dos cursos de licenciatura.