Coordenador da Editora Leopoldianum toma posse como representante do CNIC

Marcelo
Professor Marcelo Di Renzo durante assinatura do livro de posse

Coordenador da Editora Leopoldianum, o professor mestre Marcelo Luciano Martins Di Renzo tomou posse, na segunda-feira (2), como membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), para o biênio 2015/2016. Ele integra o colegiado formado por 21 titulares e suplentes que foram empossados pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, em Brasília.

O professor Marcelo Di Renzo, que também é coordenador do curso de Jornalismo, é o primeiro representante de uma instituição de ensino da região a ocupar esta função. Ele foi indicado pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), da qual é diretor, e pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), onde exerce o cargo de conselheiro.

No CNIC, o coordenador da Leopoldianum integra a área de humanidades, que contempla livros, periódicos e publicações, da qual também participam um representante da CBL e outro da Associação Nacional das Livrarias (ANL).

Os integrantes do CNIC são escolhidos pelo ministro da Cultura, a partir de uma lista de 42 nomes indicados pelas 28 entidades habilitadas. A indicação do professor Marcelo Di Renzo, como representante da ABEU pela região Sudeste, também contou com apoio da ANL e da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL). A comissão reúne-se mensalmente para analisar e oferecer pareceres que subsidiam decisões relativas à aprovação de projetos culturais que buscam incentivos fiscais por meio da Lei Rouanet.