O papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira (16), dom Tarcísio Scaramussa como bispo coadjutor da Diocese de Santos. Com a missão de ajudar o chanceler da UNISANTOS, o bispo Dom Jacyr Franscisco Braido, ele foi transferido da sede episcopal de “Segia” e do ofício de auxiliar da arquidiocese de São Paulo.
Natural de Vargem Alta (ES), dom Tarcísio foi ordenado presbítero em 1977 e nomeado bispo em 2008. Formado em Teologia, Filosofia, Pedagogia, Ciências e Letras, é especialista em Orientação Educacional. Atualmente, é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação e secretário geral do regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Carta da CNBB
Saudação a Dom Tarcísio Scaramussa
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB saúda, com alegria, Dom Tarcísio Scaramussa, nomeado hoje, 16 de julho, pelo Papa Francisco como bispo coadjutor da Diocese de Santos, São Paulo, transferindo-o da sede episcopal de “Segia” e do ofício de auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. Dom Jacyr Francisco Braido, bispo de Santos, contará com o apoio de Dom Tarcísio.
Agradecemos a Dom Tarcisio a dedicação, nos últimos seis anos, como auxiliar do arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, e o serviço prestado ao povo desta Igreja Particular. Também desejamos uma boa acolhida na Diocese de Santos e que sua presença suscite, “em cada batizado e em cada forma de organização eclesial, uma forte consciência missionária” (DGAE, n. 31).
Que Nossa Senhora do Rosário, Padroeira da Diocese de Santos, alcance para ele junto a Jesus a graça da alegria nesta nova missão.
Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB