“De qualidade excelente. Nota 5”. Assim, Engenharia Ambiental da UNISANTOS entra para o seleto grupo de cursos com nota máxima no País, único na região. O registro foi feito por avaliadores do MEC, depois de visita in loco, entre os dias 28 e 31 de maio. Em todas as dimensões analisadas (organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura), o curso obteve notas de excelência em itens, como: contexto educacional, objetivos do curso, perfil profissional do egresso, estrutura curricular, metodologia, apoio ao discente, titulação do corpo docente, laboratórios e salas de aula.
Os avaliadores consideraram as instalações e infraestrutura oferecidas como excelentes, destacando o sistema de controle acadêmico, salas de aula e acesso dos alunos a laboratórios didático-especializados e de informática. “As instalações físicas da Universidade atendem em alto nível de qualidade as necessidades do curso, os prédios apresentam boa iluminação e ventilação, além de excelente conservação”.
Em relação ao corpo docente, destacaram que o mesmo é titulado, experiente e atende de forma excelente os objetivos. Destaque para o regime de trabalho, atuação da coordenação do curso e produção acadêmica dos docentes, com ênfase na motivação e envolvimento em pesquisa científica e na orientação dos alunos. Também foram ressaltadas as instalações da biblioteca, com conforto e acessibilidade, e a bibliografia básica e complementar.
Outro diferencial apontado foi o envolvimento dos alunos e docentes em atividades de ensino, pesquisa e extensão, “sendo que os laboratórios possuem muitos equipamentos de alta tecnologia, garantindo a qualidade nas atividades desenvolvidas nas três esferas de atuação”. O envolvimento dos professores em grupos de pesquisa, projetos de extensão e culturais foi enfatizado, considerando a atuação em Santos e na Região Metropolitana da Baixada Santista.
Reconhecimento – Coordenador do curso e diretor do Centro de Ciências Exatas, Arquitetura e Engenharia, o professor doutor Cléber Ferrão Corrêa considera que a nota é consequência de um trabalho do colegiado e de investimentos da instituição para um curso de referência nacional. Ele ressalta ainda os grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, a produção científica, com destaque para a elaboração da agenda ambiental do Porto de Santos, a primeira do País. “Temos uma infraestrutura de ponta, corpo docente qualificado e um excelente trabalho em parceria com a Petrobras, Codesp, prefeituras e ongs”, destaca.