Cooperação acadêmica com a Universidad Autónoma de México prevê intercâmbios

convenio-mexico
Os reitores José Narro Robles (UNAM) e Marcos Medina (UNISANTOS)

Com ato público de reconhecimento sobre a sua importância, assinado pelo prefeito de Santos Paulo Alexandre Barbosa, a Universidade Católica de Santos formalizou convênio de cooperação internacional acadêmica e científica com a Universidad Nacional Autónoma de México, no dia 10 de março, durante a viagem da comitiva, formada por autoridades de Santos, ao México e à Costa Rica, países que terão as suas delegações hospedadas na Cidade durante a Copa do Mundo 2014.  O reitor da UNISANTOS, Marcos Medina Leite, e o reitor da UNAM, José Narro Robles, assinaram o convênio que prevê programas de intercâmbio para alunos, professores e pesquisadores, com a possibilidade de obtenção de créditos para graduação e programas de mestrado e doutorado.

O convênio prevê também programas de intercâmbio que permitam a realização de pós-doutorado, visitas técnicas, viagens de estudos, assim como a participação, nos dois países, de grupos de pesquisa, de cátedras e de centros de estudos constituídos pelas duas universidades.  Com o objetivo de fortalecer as áreas de competência, estão previstos programas para o desenvolvimento de projetos compartilhados, afim de integrar projetos de pesquisa e formar grupos de redes temáticas de investigação. Assim, poderão ser desenvolvidos eventos acadêmicos e científicos e publicações científicas, de forma conjunta.

“Nosso papel é desenvolver atividades e criar elos com aqueles que estarão aqui conosco. Devemos construir pontes, vínculos duradouros, e a partir daí desenvolver oportunidades de negócios, de pesquisas e de trabalho. Essas ações demonstram a relevância que o município tem e a oportunidade a qual ele tem que se vincular”, diz o reitor Marcos Medina, que destaca ainda o trabalho realizado pela Secretaria de Turismo de Santos, durante a viagem, com os integrantes das comissões e delegações mexicanas e costa-riquenhas, que abriu novas oportunidades para a Universidade vislumbrar outras parcerias futuras.