Alunos, docentes e pesquisadores da UNISANTOS estiveram, no último dia 7, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Eles participaram de mesa-redonda e conheceram ambientes como o Centro de Rastreio e Controle de Satélites, o Clima Espacial e o Laboratório de Integração e Testes.
A mesa-redonda foi mediada pelo professor doutor Fernando Rei, do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito, que discutiu os aspectos técnicos e legais de detritos espaciais e suas consequências para o Brasil. A temática foi abordada a partir dos seguintes assuntos: detritos espaciais, detritos naturais, aspectos jurídicos e aspectos institucionais.
O professor doutor Olavo Bittencourt, que é vice-presidente do Grupo de Trabalho sobre Governança de Recursos Espaciais, foi o responsável em contextualizar as atividades para orientar o grupo, que foi formado por 10 alunos do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito e pelos seguintes docentes: Adriana Florentino de Souza, diretora do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas; Cesar Bargo Perez, coordenador da Assessoria de Relações Institucionais; Cleber Ferrão Corrêa, diretor do Centro de Ciências Exatas, Arquitetura e Engenharia; Jhonnes Vaz (Arquitetura e Engenharias); Luiz Carlos Moreira (Engenharias); e Maria Aparecida dos Santos Accioly (Engenharias).