Clique
AQUI para acessar outras edições do Boletim
 

   

Ano 4   •   nº 112   •   Santos, 8 de novembro de 2011

 
Em aula prática, Ambulatório de Nutrição ensina como preparar receitas saudáveis

Ensinar o preparo de receitas saudáveis e saborosas. Esse foi o objetivo da aula prática, realizada pelos 14 pacientes do atendimento em grupo do Ambulatório de Nutrição, no dia 27 de outubro, no Laboratório de Nutrição e Gastronomia da UNISANTOS.

Acompanhado pelas quatro estagiárias curriculares do Ambulatório de Nutrição, além de três alunos do curso de Gastronomia, e supervisionado por professores, o grupo prepararou pratos doces e salgados.

Patê de cenoura, muffins de abobrinha, salpicão de soja, panqueca verde, bombom de travessa diet, pudim de leite diet e refrigerante caseiro foram algumas das receitas produzidas durante o encontro.

A professora doutora Renata Doratioto Albano, coordenadora do ambulatório, explicou que além de trabalhar a preparação de alimentos saudáveis, ou seja, com pouca gordura, açúcar e sal, houve também a preocupação com aproveitamento integral dos alimentos, utilizando talos, folhas, cascas e o alimento como um todo.

A coordenadora ainda destacou a participação dos alunos do curso de Gastronomia na aula prática, o que ocorreu pela primeira vez. “Apesar das receitas não conterem determinados ingredientes, são todos pratos saborosos. A gastronomia vem agregar nessa questão”. Aluna do 2º semestre do curso de Gastronomia, Ana Paula Maquiniano de Souza destacou a importância dessa experiência diferenciada. “Costumamos trabalhar com alta gastronomia, mas é importantíssima essa questão nutricional”.

Aluna do 8º semestre de Nutrição, Andressa Cardozo Ramos considerou o estágio no ambulatório e a aula prática no laboratório como complementos essenciais para a formação acadêmica. “É uma oportunidade de colocar em prática o conhecimento e ter o convívio com o paciente”, explicou.

Para as integrantes do grupo atendido no ambulatório, a aula prática foi um aprendizado diferenciado. Dilva Bessa conta que a sua rotina melhorou após o início do atendimento no ambulatório. “A alimentação mais saudável está fazendo diferença para mim e minha família”, explicou. Stefanie Mosquetti Casagrande também disse que sua rotina alimentar transformou-se depois do atendimento. “Pensava que comida saudável era só salada. Agora sei que é possível fazer receitas saudáveis e gostosas.”
 

 


Laboratório oferece toda a infraestutura para as aulas práticas


Aluna de Gastronomia,
 Ana Paula de Souza


Aluna de Nutrição, Andressa
Cardozo Ramos


Dilva Bessa diz que a mudança
alimentar já faz a diferença


Stefanie Casagrande, à direita,
conhece a diferença de
comida saudável

 

Entre em contato com sugestões e opiniões.
Assessoria de Imprensa da Universidade Católica de Santos.
imprensa@unisantos.br