Alunos do curso de História participam de
roteiro histórico
no Rio de Janeiro
Com o objetivo
de conhecer as mudanças na arquitetura e no
espaço urbano da antiga capital federal, 20
alunos do curso de História, do 5º e 7º
semestres, participaram, entre os dias 18 e
20 de junho, de um roteiro de intervenção e
estudo do meio, no Rio de Janeiro.
Denominada A República Velha e seus
contornos – um olhar investigativo sobre o
Rio antigo, a viagem de estudos, idealizada pelos
professores Rodrigo Christofoletti, Paulo
Campbell e Cesar Agenor, integrou o Projeto
Cultural Trans-Histórias, criado em março
deste ano.
Observando
atentamente elementos que contribuíram para
a consolidação do conceito de República, o
grupo visitou o Museu Histórico do Exército,
o Forte de Copacabana, a Casa Histórica de
Deodoro, o Museu Histórico da República
(Palácio do Catete) e a Biblioteca Nacional,
entre outros locais.
O Projeto
Cultural Trans-Histórias foi criado pelo
curso de História, com o objetivo de
integrar alunos e professores de todos os
semestres. Desde março, foram realizados
debates, sessões de cinema, palestras,
visitas a museus e roteiros históricos em
Santos, São Vicente e Rio de Janeiro. |